Segundo o sócio Cesar Junior da Silva, a novidade vem para atender aos pedidos de clientes e lojistas. "Fizemos pesquisas e identificamos que esse era um mercado mal atendido. Na feira do ano passado, muita gente pediu, por isso, resolvemos lançar a novidade este ano", declara.
Entre as fantasias plus size, estão as de colegial, policial, enfermeira, cigana, mulher gato e coelha sexy, que são as mais vendidas nos tamanhos convencionais. O preço é R$ 132, cerca de 20% mais caro do que as peças que vão do tamanho P ao GG (36 a 46), segundo Silva, porque usam mais matéria-prima.
Embora repliquem fantasias que existem nos tamanhos convencionais, o empresário diz que a fantasia plus size é concebida de forma diferente. "As peças são pensadas para realçar os pontos fortes das gordinhas, como os seios, ao mesmo tempo em que dá conforto e mobilidade. Os tecidos são diferentes, têm mais elasticidade, como a microfibra, a renda, o tule."
Empresa faz 30 mil peças por mês
As fantasias eróticas são responsáveis por 70% das vendas da Garota Veneno, que também fabrica lingeries. Há também fantasias masculinas, que respondem por 5% das vendas, segundo Silva. "Elas são procuradas por homossexuais e mulheres que querem que o parceiro use uma fantasia que combine com a dela."
Por mês, a Garota Veneno fabrica 30 mil peças, entre lingeries e fantasias. O faturamento não foi divulgado. A empresa tem 23 representantes comerciais espalhados pelo país. 70% das vendas são feitas para lojistas de sex shops ou de lojas de lingeries que têm um espaço dedicado a produtos eróticos. Os outros 30% são para sacoleiras e consultoras de produtos eróticos.
"As fantasias eróticas foram uma maneira de nos diferenciarmos das empresas concorrentes na cidade", diz Silva. Juruaia tem mais de 200 empresas fabricantes de lingerie, que vendem um milhão de peças e faturam R$ 12 milhões por mês, segundo a Aciju (Associação Comercial e Industrial de Juruaia). A Garota Veneno é a única empresa da cidade a participar da Erótika Fair.
Ouvir cliente é importante
Para Beatriz Micheletto, consultora do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo), a empresa acerta ao apostar em fantasias eróticas para se diferenciar dos concorrentes da região.
"A vantagem de estar instalado em um polo é que o consumidor tem o local como referência para determinado produto. O desafio, no entanto, é diferenciar uma empresa da outra. Ao focar em um nicho, essa empresa encontrou seu diferencial", afirma.
O período de um ano entre a identificação da demanda e o lançamento do produto não é um problema, segundo ela, se esse tempo tiver sido usado para planejamento. Além disso, guardar lançamentos para feiras e eventos é estratégico. "Cria um clima de expectativa para os atacadistas e o público em geral."
Ela diz que há muitas oportunidades no mercado plus size, desde que as empresas estejam dispostas a ouvir os anseios dos clientes.
"Muito do que está disponível para esse público não atende às expectativas. É recomendado que as empresas montem grupos de consumidoras para avaliar os produtos e dar sugestões. É importante estudar a anatomia dessa mulher para criar peçcas que caiam bem, saber o que ela quer mostrar e o que quer esconder."
Serviço:
22ª Erótika Fair
Data: 6 a 8 de março
Horário: das 10h às 14h - somente para profissionais do setor; das 14h às 22h - público em geral
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Antigo Centro de Exposições Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes - km 1,5 – São Paulo
Preço: R$ 60 ou R$ 50 + 1 kg de alimento não perecível
Informações: www.erotikafair.com.br
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